sexta-feira, abril 1

Código da Vinci

Image hosted by Photobucket.com

Acabei esta semana de ler o "Código Da Vinci" de Dan Brown, um livro enigmático, que me prendeu ao enredo e me fez querer descobrir o seu final o mais rápido possível.
Já não lia há bastante tempo... E este foi, de facto, um bom livro para me recordar os prazeres da leitura.

É, sem sombra de dúvidas, um livro polémico... Realidade ou ficção?
O autor afirma que muitos dos relatos que faz no livro são verídicos, o que desde logo faz nascer a dúvida, faz pensar e pelo menos pôr essa hipótese na mente dos leitores à medida que avnçam pelo enredo do livro.

Antes de mais, tenho que dar mérito ao autor pela excelente forma como faz avançar a narrativa, cortando as sequências para introduzir novos "cenários" que mais cedo ou mais tarde encaixarão perfeitamente no acontecimento principal.
Um dos outros méritos de Dan Brown é a forma como descreve as localizações, as paisagens, as obras de arte, os detalhes... Confesso que fiquei com uma enorme vontade de ir a Paris e viajar pelas suas ruas com o livro na mão, seguindo o caminho das personagens!

No entanto a mensagem polémica está intrinsecamente ligada ao livro... É um tema demasiado forte para se encarar de ânimo leve, como se de um romance apenas se tratasse.
"O Código Da Vinci" põe em causa aquilo que muitas pessoas tomavam (e tomam) como uma verdade absoluta, mexe com a fé e a crença das pessoas e com a poderosa (se calhar demasiado poderosa...) Igreja Católica.

Confesso que não procurei ainda um dos vários livros que completam o Código e que afirmar desvendar o que é a realidade e o que é ficção. No entanto a minha curiosidade foi despertada pela história de Browne gostaria de saber até que ponto a versão apresentada pelo livro corresponde à realidade!

Um assunto para mais desenvolvimentos mais tarde!
Alguém tem pistas?!

_________________________________
Filipe Queirós @ 20:35